Se engana quem acha que existe somente uma classificação para os moradores de rua. O conceito de que: são aqueles que não tem onde morar é vago, existem outras definições.
Posso citar 3 exemplos: Existem os que já nasceram nas ruas, existem os que vivem na rua por falta de recursos de se manter em uma moradia e ,por incrível que pareça, existem "falsos mendigos", pessoas que possuem moradia, porém dormem na rua, devido à impossibilidade de pagar por transporte público diário para retornar ao seu lar e também existem diversos casos de "mendigos profissionais", pessoas que escolheram a mendicância como forma de vida, por acharem mais fácil e lucrativo mendigar do que exercer um emprego normal
No Brasil as medidas para se resolver o problema dos moradores de rua é no mínimo ineficiente , tendo em vista que pouquíssimas ações dão ao indivíduo condição de volta a vida normal. São medidas que apenas facilitam a sobrevivência ou da forma mais precária garantem que o morador de rua não morra.Medidas essas que não devolvem o individuo a sociedade, não lhe inserem dentro de uma realidade humana, para q possa se reafirmar e recuperar sua identidade cultural. Já é cultural no Brasil, a atitude de remediar e não resolver os problemas, facilmente vemos noticias de que em determinado Estado, determinado politico praticou uma ação de “higienização social” ou que moradores de rua têm sumido repentinamente. E também é cultural a opinião quase que generalizada de que realmente os moradores sujam a imagem das ruas.
Nas grandes cidades brasileiras são recorrente noticias das práticas, que nem sempre respeitam os direitos humanos, usadas para "limpar a rua". Feitas pelo Estado ou até por criminosos que por vezes agrediram os moradores de rua. Governantes obrigam moradores a sair de uma localidade que só faz com que eles parem em outra e não resolvem a situação.
Na China , um método ainda mais invasivo foi utilizado sob os viadutos de Guangzhou e Shezhen . Foram construídos várias peças de cimento em forma de pirâmide pontiaguda por todo o chão do viaduto para evitar que os moradores de rua se instalem.


Nenhum comentário:
Postar um comentário