O fato social, segundo Durkheim, consiste em maneiras de agir, de pensar e de sentir que exercem poder de coerção sobre o indivíduo.Podemos então considerar que a pobreza, que leva pessoas a morarem na rua é um fato social?
Para responder essa pergunta, devemos analisar a problemática dos moradores de rua a partir das características citadas por Durkheim para identificar os fatos sociais:
1) Exterioridade: Nas mais diversas sociedades existem moradores de rua, independente do que as pessoas pensam sobre a existência deles. Eles continuarão a existir independente do que o governo pense, eu ou você. Portanto esse fato é exterior aos indivíduos da sociedade, é um problema que existe independente da nossa vontade
2) Generalidade: A situação das pessoas que moram na rua é um fato existente para coletividade, essa é uma realidade presente nas mais diversas sociedade há muito tempo. Em qualquer lugar do mundo, mesmo que em proporção e motivação diferente, existem moradores de rua, não é um problema de 1 ou 2 nações.
3)Coercitividade: Essa característica tem relação com o poder dos padrões culturais em que as pessoas se integram. A força desses padrões os obrigam a cumpri-los. O Medo, a repulsa, a omissão em questão a se sensibilizar com a situação dos moradores de rua é sim um padrão cultural.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário