segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Pobres + Ricos = Humanos

            A campanha feita pela ONG “Operação Sorriso” traz o instinto mais primitivo de todos, ainda presente nos animais, e que veio se perdendo nos seres humanos: a solidariedade. Essa consciência coletiva, explicado por Durkheim, como forma de solidariedade, sendo o conjunto de sentimentos comuns dos membros da mesma, solucionaria  (ou minimizaria) diversos problemas sociais, como o da pobreza.


            Mas ainda há esperança. Humanos ainda conseguem ser bom, e sentir pelo desprazer do companheiro. A reportagem a seguir traz demonstrações autênticas disto, na cidade de Recife, bem pertinho daqui, e para o estudo do nosso caso, a partir de 01:36 pode-se conferir pessoas ajudando aos moradores de ruas.
 

            Como você acha que seria se esta solidarizarão fosse frequente e massivamente pela sociedade? Esta solidariedade que caracteriza a coesão social, é dada, segundo Durkheim, pela conformidade das consciências particulares dos indivíduos em relação a consciência coletiva. Demoraria, mas com certeza, muito mudaria. A habilidade de não se chocar com a triste realidade dos moradores de rua da cidade, que passam suas ao léu, sobrevivendo com míseros centavos, definitivamente, é o meio mais desumano de viver. Sendo todos iguais, todos seres, todos humanos, o mínimo seria o necessário. Ao invés disso, apoiamos nossas desculpas apenas no governo e cargos superiores, empurrando o que na realidade está presente ao nosso dia-a-dia, e não no deles. Como esperar as atitudes dos governantes, se a sociedade não age?

Nenhum comentário:

Postar um comentário