segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Realidade Da Nossa Cidade: Salvador


Na nossa atualidade, o termo mendigo evoluiu para “moradores de rua”. No campo moral, ou seja, de valores sociais atribuídos a esta população, permanecem antigos conceitos e designações. Na maioria das vezes essas pessoas são tratada s como vagabundos, marginal, com preconceito, indiferença e violência.

É inegável que a cada ano mais indivíduos utilizam as ruas como moradia, fato desencadeado em decorrência de vários fatores: ausência de vínculos familiares, desemprego, violência, perda da autoestima, alcoolismo, uso de drogas, doença mental, entre outros fatores. É por meio da socialização que essas pessoas se integram, absorvendo o conjunto de hábitos, costumes e regras característicos de seu grupo.A "socialização acontece quando participamos da vida em sociedade, assimilando todas as suas principais características. Tendo por definição que quanto mais coerente for a socialização, mais sociável ele tenderá a ser". Com o constante convívio entre ele, a forma atual de sociabilidade absorve características diferentes da sociedade. Levando a serem vistos com outros olhares.

Mesmo com todos esses fatores existem pessoas solidárias a que querem fazer o bem, que ajudam esses moradores. Com todos os problemas enfrentados dia a dia, essas pessoas não perdem a esperança de ter uma vida melhor, e não tiram o sorriso do rosto.





Um retrato da cidade de Salvador longe do que é visto nos cartões postais. São histórias impressionantes de abandono e uso de drogas. Longe do conforto e perto do perigo, os moradores de rua sobrevivem a situações constantes de risco e abandono. Uma realidade muitas vezes despercebida por muitos e até ignorada por alguns. A reportagem é de Bruno Sales da TV Band.



Nenhum comentário:

Postar um comentário