terça-feira, 26 de novembro de 2013

Ser pobre em um mundo "controlado" pela globalização

No mundo em que vivemos, nos encontramos encurralados por uma máquina controladora de opiniões e grupos sociais chamada de Globalização. Nos tornando escravos de uma ideia, opinião ou modo de vida, ficamos cada vez mais cegos em relação ao próximo e suas condições, isolando cada vez mais as pessoas que menos são favorecidas fisicamente, financeiramente e etc.

Ter um olhar crítico em relação a pobreza que está generalizada e de certa forma "globalizada" é um dever de todo estudante em qualquer curso. Tentar modificar esse cenário de forma abrangente e direta deveria ser algo obrigatório em cada estágio da vida de uma pessoa, pois, para podermos sobreviver em meio de uma sociedade igualitária, saudável e justa, é necessário cuidar das pessoas para que possamos cuidar da nossa "tribo".

Ignorar os fatores e as estimativas atualmente, é ignorar o mundo, é dizer que simplesmente você não está aí para o que acontece com as pessoas e só se importa com o que acontece com você. Pessoas passando fome, frio, doentes, são casos em que a tão famosa globalização está diretamente relacionada. Quanto mais ricos se tem no mundo, mais pobres estão o resto da população. E assim continua esse ciclo vicioso que estamos acorrentados.

Temos que abrir nossos olhos para os nossos governantes, nossos estados e nossas próprias vontades, para não sermos manipulados de forma descarada e escancarada como acontece frequentemente. Precisamos agir com força para fazer nossa vida e o futuro para nossos filhos um lugar com pelo menos um pouco mais de paz e respeito que não temos agora. Ser globalizado é ser humano e ser humano é cuidar da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário